Benjamin Franklin

                   Por causa do sucesso do Curso de Eletricista Predial do Cursos Elion esta semana faremos uma homenagem ao inventor da eletricidade e o homem da nota de  US$ 100,00 (cem dólares), Benjamin Franklin.
Nascido na rua Milk Street na cidade de Boston nos EUA  em 17 de janeiro de 1706 exerceu várias profissões foi jornalista, autor, editor, funcionário público, diplomata e inventor. Era abolicionista e foi um dos líderes da revolução americana, foi o primeiro post máster general (ministro dos correios) porém mais conhecido mundialmente por suas experiências e citações com eletricidade. Seu pai era Jasiah Franklin comerciante de vela de cera e casou duas vezes, Benjamin foi 15º filho dos 20 nascidos.
Benjamin deixou de estudar aos 10 anos de idade e aos 12 começou a trabalhar como aprendiz do seu irmão James, um impressor que publicava um jornal chamado “New England Courant”. Tornou-se colaborador da publicação e foi seu editor nominal escrevendo as cartas sobre o pseudônimo de o Silêncio faz bem, Uma viúva de meia idade. Franklin e outros maçons em 1931 iniciaram a primeira biblioteca pública da Filadélphia. Fundaram para este fim uma empresa, que encomendou os seus primeiros livros em 1732, na sua maioria livros de teologia educacionais, mas em 1741 a biblioteca também inclua obras de Historia, Geografia e Ciências. O sucesso desta empreitada encorajou a abertura de bibliotecas por várias cidades americanas e Franklin percebeu que essa iniciativa fazia parte da luta das colônias na defesa de seus interesses.
Entretanto, Franklin preocupava-se cada vez mais com os assuntos públicos. Em 1740 fundou a faculdade da Pensilvânia, em 1765 a tornou a primeira universidade dos EUA. Fundou também a sociedade filosófica americana com, o fim de fomentar as descobertas entre os homens da ciência. Teria nesta altura já iniciado as pesquisas sobre estática. Ele estabeleceu duas áreas de estudos importante4s das ciências naturais: Eletricidade e meteorologia. Na sua obra clássica a história das teorias da eletricidade e do éter, Sir Edmond Whittaker refere-se á inferência de quando uma substância não se cria nenhuma carga elétrica, mas esta é apenas transferida “de modo que a quantidade total em qualquer sistema isolado é invariável”.
Seu nome passou a designar uma medida de carga elétrica. Franklin identificou as cargas positivas e negativas e demonstrou que os trovões são um fenômeno da natureza elétrica. Esse conhecimento serviu de base para seu principal invento, o para-raios. Ele criou também o Franklin Stove (um aquecedor de lenha muito popular) e as lentes bifocais. Franklin também revolucionou a meteorologia. Com base em conversas com os agricultores notou que a mesma tormenta percorria várias regiões. Assim criou mapas meteorológicos semelhantes as usados ainda hoje e para substituir os gráficos usados até então.

Ele participara da redação da “Declaração da Independência” e da constituição. Engajou-se na campanha abolicionista e continuou com a popularidade em alta. Quando morreu  em 17 de Abril de 1790 na Pensilvânia, aos 84 anos, o funeral foi acompanhado por 20 mil pessoas.

Se você deseja conhecer os nossos Cursos na área da Indústria da Construção Civil acesse o nosso site: www.cursoselion.com.br


Comentários