Recentemente chegamos a marca de 500 dias para o inicio dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, o que acabou chamando a atenção para as grandes construções que há no nosso estado, e o Cursos Elion através de seus alunos e ex alunos vem contribuindo para este acontecimento. Por isso fazemos hoje uma homenagem ao maior evento esportivo da terra.

Os Jogos Olímpicos Modernos (1896)

Os jogos olímpicos modernos foram criados por Pierre de Frédy, conhecido pelo seu título de barão de Coubertin, que poderia recuperar os ideias esportivos da Grécia clássica. Os primeiros jogos modernos, foram realizados em 1896, na Grécia antiga.
Nos Jogos Olímpicos de Londres  de 1908, cada país participante desfilou com a sua respectiva bandeira e Coubertin pronunciou a famosa frase: “O importante não é vencer, mas competir”.
Desde de 1936, nas Olimpíadas de Berlim, diversos atletas se revezam para transportar a tocha olímpica, indo da Grécia até o seu respectivo estádio onde se celebram os jogos, onde permanece acesa durante o seu percurso.
Em 1932, foi construída a primeira Vila Olímpica em Los Angeles; já os jogos de Berlim de 1936 foram os primeiros a serem filmados.
Em 1960, o etíope Abebe Bikila foi o primeiro africano negro a ganhar a medalha de ouro, vencendo a maratona descalço. Nesse ano, foram realizadas as primeiras paraolimpíadas, em Roma.
No dia 05 de Setembro de 1972, as Olimpíadas de Munique sofreram um atentado terrorista: O Grupo Setembro Negro da Organização para a Libertação Palestina (OLP) assassinou onze integrantes da delegação israelense.
As olimpíadas modernas não foram realizadas nos anos de 1916, 1940 e 1944 porque o mundo estava em guerra. Em 1924, ocorreram em Chamonix, França, os primeiros jogos olímpicos de inverno, que desde de então até 1992 foram realizados de forma separada, mas no mesmo ano que os de verão.
O COI é o Comitê Olímpico Internacional que regula esses jogos. Entre suas regras está não permitir nenhum tipo de descriminação entre os participantes. As competições são consideradas de caráter individual e não nacional, embora a participação de alguns países tenha sido proibido por motivos políticos.
A condição de amadores, requerida aos competidores, provocou inúmeras desqualificações, devido a participação de atletas profissionais encobertos, o que levou a revisão de regras em 1976. O COI admitiu que os participantes obtivessem compensação econômica para poder treinar, abrindo a possibilidade de se dedicar exclusivamente à prática esportiva.
Na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos realiza-se um desfile com todos os atletas participantes, liderado pela equipe grega e arrematado pelo país organizador.

As provas outorgam três medalhas – de ouro, prata e bronze – aos três primeiros colocados de cada prova. Quando os vencedores sobem ao pódio, são içadas as bandeiras dos países representados pelos três atletas e é entoado o hino do país do ganhador da medalha de ouro. 
Se deseja conhecer os nosso Cursos na área da Indústria da Construção Civil acesse o nosso site: www.cursoselion.com.br

Comentários