O Cursos Elion em agradecimento as empresas na área petrolífera que realizaram o treinamento conosco ao longo desses anos, reserva este tempo para falar do dia 27 de Agosto de 1858, a data da primeira perfuração de poço petrolífero.

    O Petróleo - do latim petra ("pedra") e oleum ("óleo") é uma mistura homogênea de hidrocarbonetos insolúveis em água. De origem fóssil, deriva da transformação de matérias orgânicas precedentes de zooplâncton e algas que, depositadas em grandes quantidades em fundos carentes de oxigênios de mares ou zonas lacustres do passado geológico, foram posteriormente enterradas sob pesadas camadas de sedimentos e sujeitas a distintos processos físicos e químicos.
    O petróleo é conhecido desde a Pré-História. A Bíblia o cita como betume ou asfalto, e também os indígenas da época pré-colombiana na América do Norte o usavam para impermeabilizar suas embarcações. Além disso, durante vários séculos os chineses utilizavam o gás de petróleo para a cocção de alimentos.
    No entanto, antes da segunda metade do século XVIII, as aplicações que se davam ao petróleo eram escassas. Foi o Coronel Edwin L. Drake que perfurou o primeiro poço de petróleo do mundo, nos Estados Unidos, conseguindo extrair petróleo de uma profundidade de 21 metros no dia 27 de Agosto de 1858, após vários meses de tentativas falhadas.
    Ao alcançar os 21 metros de profundidade, parece que a broca encontrou uma fenda e que os homens de Drake haviam encontrado para realizar a tarefa de perfuração preferiram deixar o trabalho por esse dia. Na manhã seguinte, antes de começar, eles tiveram uma grata surpresa de comprovar que o petróleo brotava da tubulação e em seguida começaram a extraí-lo com uma bomba. 
    A notícia circulou com rapidez, mas muitos ainda resistiram a acreditar nela, alguns céticos insistiam em que havia sido o próprio Drake que havia colocado petróleo no poço. Outros porém, a se apressaram em comprar e alugar terras na região para ficar com o petróleo que havia no subsolo.
    Havia começado a febre do petróleo na Pensilvânia. Os preços das terras dispararam, e chegaram os caçadores de petróleo em busca de fortuna. Havia poços por todos os lados, e no t
otal produziram cerca de 4.500 barris no primeiro ano. Em 1860, já eram várias centenas de milhares e, em 1862, a produção chegou aos 3 milhões de barris.
    Muitos puderam fazer grandes fortunas. Não foi o caso de Drake, que não agiu rápido o bastante para controlara a produção, pois não havia comprado terras suficientes nem patenteado o método de perfuração.
    Além disso em 1860, a Seneca Oil, a empresa que havia financiado as indústrias de Drake - rompeu sua relação com o coronel, pagando-lhe com 1.000 dólares pelo uso do nome deles em seus barris. Drake ainda criou sua empresa, mas também não foi bem sucedido, e acabou perdendo todas as suas economias em 1863 ao especular com o petróleo.
    Até 1895, com o aparecimento dos primeiros automóveis, não houve necessidade da gasolina como novo combustível em grandes quantidades, mas às vésperas da Primeira Guerra Mundial já existia mais de 1 milhão de veículos que usavam gasolina no mundo.
Se deseja conhecer os nossos Cursos acesse o nosso site: www.cursoselion.com.br

Comentários