CURSOS ELION NA HISTÓRIA: HÁ 102 ANOS, O VOTO FEMININO ERA CONQUISTADO NO REINO UNIDO




 Com a eclosão da Revolução Francesa no ano de 1789, e a consolidação da Declaração dos direitos do homem e do cidadão, a escritora  Olympe de Gouges elaborou a Declaração dos direitos da mulher e da cidadã. Por ter uma postura oposicionista a Maximilien de Robespierre (principal personalidade da Revolução Francesa), Olympe foi parar na guilhotina.
 No ano de 1792, na Inglaterra, a também escritora Mary Wollstonecraft publicou um ensaio denominado de Uma defesa dos direitos da mulher. Tal obra considerada como precursora do feminismo.

 No século XIX, parlamentares britânicos e a rainha Vitória se posicionaram contra os projetos de lei que visavam a equidade e expansão dos direitos das mulheres. A ideia, no entanto, só ganhou certa expressão com base no apoio do cartismo, movimento de defesa dos direitos dos trabalhadores e por parte de alguns intelectuais liberais.

Em 1903,  como estratégia para atingir suas pautas e objetivos, tentando exercer pressão política na sociedade, surge no Reino Unido a WSPU - Women's Social and Political Union (União Social e Política das Mulheres). As integrantes realizavam  protestos, que seguiam de marchas até a greves de fome. Em cada ato promovido, eram fortemente reprimidas.

Com a Primeira Guerra Mundial o movimento foi encerrado. Mas as consequências dos conflitos estabeleceram condições que colocavam a mulher em um patamar elevado, sendo visto desta maneira uma atitude de entrega aos interesses de sua pátria, gerando assim o reconhecimento de seus direitos eleitorais. Dessa forma, no dia 06 de fevereiro de 1918, as mulheres britânicas maiores de 30 anos conquistaram o direito ao voto. A partir de 1920, a idade foi reduzida para 21 anos.


Acesse nosso fanpage: https://www.facebook.com/CursosElion/ ou confira o nosso site: https://cursoselion.com.br/














Comentários