Getúlio Vargas decreta confisco de bens de imigrantes dos países do Eixo (1942).

O melhor Curso de Eletricista da Baixada reserva este momento para relembrar um fato histórico ocorrido no dia de hoje, porém em 1942.

Somos o melhor na área da Construção Civil, acesse o nosso site: www.cursoselion.com.br.

 Resultado de imagem para Getúlio Vargas decreta confisco de bens de imigrantes dos países do Eixo (1942).        

Getúlio Vargas decreta confisco de bens de imigrantes dos países do Eixo (1942).

Getúlio Dorneles Vargas, gaúcho e empossado presidente da republica em 1930, inciou sua fama como politico através do famoso movimento que destituiu o presidente paulista Washington Luis, não permitindo sequer a posse do eleito Júlio Prestes, igualmente paulista. O episodio marcou o inicio do fim da chamada pelos historiadores "Republica Oligárquica", fase da então republica velha brasileira, iniciada em 1889 com a proclamação da republica pelo Marechal Deodoro da Fonseca. Getúlio Vargas ocuparia a cadeira presidencial por quinze anos, tempo que ficou assinalado na história brasileira como era Vargas, que se constituiu de 3 fases: de 1930 a 1934 o Governo provisório, de 1934  a 1937 o governo Constitucional e de 1937 a 1945 o Estado Novo. Foi nesse ultimo período que estourou na Europa a Segunda Guerra Mundial, com a invasão da Polônia em 1° de Setembro de 1939 pelas tropas alemães de Adolf Hitler e também pelo exército da União Soviética, então dirigida por Iosif Stálin. Só em 1941, após os alemães conquistarem quase toda a Europa e quase o norte da áfrica e pela Rússia, os Estados Unidos da América irão participar militarmente do conflito, Depois do ataque japonês a base americana de Pearl Harbor, no Havaí. Era uma guerra declarada contra o nazismo e os japoneses, os Estados Unidos desenvolverão uma politica de aproximação com o Brasil, buscando evitar a possibilidade de aliança brasileira com o Eixo (aliança militar entre Alemanha, Itália e Japão), o que poderia proporcionar uma base de apoio aos nazista no Atlântico Sul. Essa aproximação se deu inclusive na área cultural, através desenhos animados como personagens de Walt Disney e o Pato Donald e o recém criado Papagaio Zé Carioca, além dos filmes interpretados pela "Pequena Notável" Carmen Miranda. O governo brasileiro possuía perfil politico autoritário, bem próximo do fascismo, e ao mesmo tempo tomava vultuosos empréstimos junto aos Estados Unidos. Devido a um empréstimo de 20 milhões de dólares para a construção da Usina de Volta Redonda, visando a substituição de importações por parte do governo brasileiro, o país consolidava cada vez mais sua aproximação aos Estados Unidos na sua campanha contra o Eixo. O afundamento de navios brasileiros nas costas marítimas do Brasil por submarinos nazistas iria acelerar a decisão do país de declarar guerra a Alemanha, inclusive face aos protestos da rua, feitos pela população inconformada com as agressões fascistas. Dessa feita, todos os imigrantes alemães e italianos passaram a ser considerados inimigos de guerra e suspeitos de atos de sabotagem, tendo sido seus bens confiscados pelo governo brasileiro em 11 de Março de 1942, por decreto presidencial. No dia 22 de Agosto, navios brasileiros seriam afundados pelos alemães, e então o Brasil declararia guerra à Alemanha e a Itália.


Resultado de imagem para Getúlio Vargas decreta confisco de bens de imigrantes dos países do Eixo (1942).  Resultado de imagem para Getúlio Vargas decreta confisco de bens de imigrantes dos países do Eixo (1942).

Resultado de imagem para Getúlio Vargas decreta confisco de bens de imigrantes dos países do Eixo (1942).                    Resultado de imagem para Getúlio Vargas decreta confisco de bens de imigrantes dos países do Eixo (1942).

Se você deseja conhecer os nossos Cursos na área da Indústria da Construção Civil acesse o nosso site: www.cursoselion.com.br

Comentários