Hoje iremos falar sobre a teoria da relatividade de (1916).

Teoria da Relatividade (1916)

Resultado de imagem para teoria da relatividadeA teoria da relatividade desenvolvida por Albert Einstein, uma das teses mais importantes para as ciências físicas, afirma que não é possível encontrar um sistema de referencia absoluto, com respeito ao tempo e ao espaço, por isso ambos aos conceitos são relativos.
Teve duas reformulações diferentes: a teoria da relatividade especial, publicada em 1906, aborda os sistemas que se movem, um com relação ao outro, com velocidade constante, enquanto a teoria geral da relatividade, formulada em 1916, se ocupa de sistemas que se movem com velocidade variável. A primeira afirma que todo movimento é relativo é que a velocidade da luz é sempre constante em relação ao observador. De suas premissas, Einstein obteve equações com consequências surpreendentes, como o aumento da massa com a velocidade.  
Um de seus resultados mais transcendentais foi a equivalência entre massa e energia - de acordo com a conhecida fórmula E = mc² -, o que levaria a aplicação como a fusão nuclear ou fusão termonuclear. Além disso, provou que, em um sistema de movimento, com relação a um observador, o tempo passa mais devagar.
A teoria geral da relatividade se refere ao movimento com  velocidade variável, baseando-se nos princípios da equivalência, segundo o qual os efeitos produzidos por um campo gravitacional equivalem aos produzidos pelo movimento acelerado. Sua hipótese foi revolucionária porque a teoria da relatividade especial, baseada no principio da constância da velocidade da luz seja qual for o sistema de movimento de referencia no qual é medida, se opõe a lei de gravitação de Newton.
Einstein propôs que a gravidade é consequência de deformação do espaço -tempo devido a presença de massa ou energia. Por causa disso, os planetas não se movem em órbitas fechadas, e sim em linha, mas um espaço tempo deformado pela presença do sol.  
A relatividade geral também diz respeito ao conceito de tempo, pois afirma que este transcorre mais lentamente quanto mais for o campo gravitacional no qual é medido. Os modernos aparelhos GPS levam isso em conta para evitar erros de cálculo da posição.
A teoria geral de relatividade revolucionou os modelos cosmológicos do Universo, concebendo-o sem limites ou barreiras, mas finito, embora, em 1922, Friedmann tenha concebido um universo em expansão, inclusive estático, que também obedecia as equações relativas de Einstein.

Ao contrário da noção anterior, espaço e tempo deixaram de ser concebidos como varáveis independentes da matéria, independentes entre si e com existência prévia a do Universo.
Se você deseja conhecer os nossos Cursos na área da indústria da Construção Civil acesse o nosso site: www.cursoselion.com.br

Comentários