Primeira partida de futebol no Brasil (1895)

                             Primeira partida de futebol no Brasil (1895)

          Hoje incontornável a afirmação de que o futebol é o esporte mais popular e o mais praticado no Brasil.
         De norte a sul de leste a oeste do pais, em quintais, campinhos de várzea, quadras de grama sintética ou cimento, campos gramados oficiais ou não, o futebol é jogado por pessoas de todas as idades, classes sociais e etnias.
          O futebol no Brasil sempre suscita discussões acaloradas entre torcedores dos inúmeros times, alguns de expressão nacional e internacional, dividindo a paixão dos Brasileiros. Paixões que, por vezes levadas a extremos, ocasionam brigas e agressões físicas. Contudo, na maioria das vezes, o espetáculo do futebol, apesar das normais rivalidades, compartilha alegrias e tristezas, elemento inseparável na formação da cultura nacional. O futebol explica o Brasil!
          Contudo, Não surgiu como um esporte brasileiro. Segundo consta, o futebol, ou seja, a primeira bola de futebol, Foi trazida para o Brasil em 1894, mais especificamente para São Paulo, por Charles William Miller.
          De inicio era um esporte restrito as elites brancas do pais. no final do século XIX, as ideias racistas, tidas como científicas, estavam em voga. Já diria a cerca do Brasil o conde de Gobineau 1816-1882):" Mas se, em vez de se reproduzir entre si, a população brasileira tivesse em condições de subdividir ainda mais os elementos daninhos  de sua atual constituição étnica, fortalecendo-se através de alianças de mais valor com as raças europeias, o movimento de destruição observado em suas fileiras se encerraria, dando lugar a uma ação contrária" . Ou seja, um país mestiço como o Brasil não poderia dar certo, no pensamento de pessoas como Gobineau, e , portanto, sua solução estava na multiplicação de homens brancos, por meio da mistura com europeus, como saída "natural" para os problemas do Brasil. Num clima de ideias como essas, era comum a proliferação de sentimentos e atitudes de exclusão. Tanto que o primeiro jogo praticado no Brasil se deu entre funcionários da São Paulo Railway, o time de Charles Miller, e empregados da Companhia de Gás, que se enfrentam em 14 de abril de 1895, na Várzea de Carmo, em São Paulo,
O vencedor foi o time ferroviário, por 4 a 2.
          Apesar de todo o clima de preconceito que envolveria  a exclusão de brasileiros mulatos e negros da prática desse esporte, estava lançado o futebol no Brasil. Daí para frente o esporte iria angariar a simpatia nacional, tornando-se o esporte simbolo do Brasil no exterior.
Se deseja conhecer os nossos Cursos acesse o nosso site: www.cursoselion.com.br


Comentários