Lançamento do Discovery
(1984)
    No dia 30 de agosto de 1984, ocorreu a primeira missão do ônibus espacial Discovery, que se denominou STS-41-D. A equipe a bordo era formada pelo comendante Henry W. Hartsfield, o piloto Michal L. Coats e quatro especialistas de missão. Culminava assim um projeto que tinha começado em janeiro de 1979, quando foi assinado o contrato para a construção do ônibus espacial, que seria empreendida sete meses depois. 
    O Discovery, designado como OV-103 pela NASA, foi uma das três naves que formaram a frota de ônibus espaciais que formaram a frota da Agência Espacial Americana, como o Atlantis e o Endeavour. O Discovery era o terceiro ônibus espacial operativo e o mais antigo que continuava em serviço. Foi a primeira nave criada pelo homem para desempenhar funções logísticas de pesquisa e montagem na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
    O nome da nave provem do barco de exploração Discovery, que acompanhou o barco veleiro resolution do explorador James Cook, em sua terceira e ultima viagem no século XVIII.
   O Discovery foi o ônibus espacial encarregado de lançar o telescópio espacial Hubble, além de realizar a segunda e a terceira missão de serviços para o Hubble. Também pôs em órbita a estação espacial Ulysses e três satélites TDRS. O Discovery foi escolhido em duas ocasiões como nave orbital para regressar ao espaço a primeira em 1988, e, posteriormente em 2005-2006, após o acidente do ônibus espacial Columbia em 2003. No dia 28 de Outubro de 1998, o astronauta John Gleen realizou seu segundo voo espacial a bordo do Discovery. Glenn tinha então 77 anos, e o objetio da missão era estudar os efeitos da viagem espacial sobre os idosos.
    O Discovery foi o ônibus espacial que mais missão realizou, com um percurso de 241 milhões d quilômetros em um total de 39 missões.
    A  ùltima missão doi a missão STS-133, em fevereiro de 2011, destinada a instalar um novo módulo de armazenamento e um robô humanóide na Estação Espacial Internacional. Aterrisou ao meio dia na pista do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, a uma velocidade de 360 quilômetros por hora, sob um céu azul, após um vertiginoso descenso de 65 minutos, culminando em uma  missão de treze dias. A nave esteve 27 anos em atividade; atualmente é exibida em um  museu.


Se deseja conhecer os nossos Cursos acesse o nosso site: www.cursoselion.com.br

Comentários